sábado, 8 de agosto de 2009

Desenvolvendo a [bela] capacidade de pensar.



Olá a todos que diretamente ou indiretamente visitam o blog. Vim para falar sobre um curso que tivemos no dia 03 de Agosto de 2009, na semana pedagógica da escola onde atuo.
Em meados do mês de Fevereiro ainda desse ano a equipe de professoras da escola se direcionou ao POSITIVO para um curso de aperfeiçoamento oferecido pelo mesmo ministrado por Deyse Campos. No mesmo dia coincidiu de nossas aulas iniciarem e não conseguimos ficar para a parte prática no período da tarde, sentimos muito. Assim acabei dando uma "choradinha" pra Gisele que prometeu que em breve chamaria Deyse para aplicar a segunda parte exclusivamente para nossa equipe. Quando recebi a notícia de que no dia 03 ela estaria lá.
Não sei se já tiveram tal experiência de ouvir alguém falando sobre algum conteúdo e nunca mais esquecer tais palavras e desejar ouvir sempre dicas, comentários e aprender ainda mais. Foi o que aconteceu comigo. Ok. Agora vamos ao conteúdo do curso.
Deyse chegou sabendo que queríamos saber sobre a parte prática que perdemos no inicio do ano mas ao mesmo tempo recebeu a noticia de que não apenas professoras da Educação Infantil estariam ali ma também as do 1º ano a sétima série. E assim temos a prova de que toda a aprendizagem é nova, que não adianta vir cm algo pronto e acabado as o melhor de tudo é construir conhecimento, é pensar. Assim a querida Deyse nos apresentou o livro COMO COMEÇA? Que pontua como as coisas começaram. Será que o mundo começou num dia 1º de janeiro? E o mar, começa ou acaba na areia? Instigando a curiosidade e a reflexão, os versos deste livro propõem indagações simples, mas repletas de mistério, como as questões que todas as crianças costumam fazer. Foi uma delícia e partir daí surgiram questões super importantes onde caiu no principal tema: A capacidade de pensar. Instigado por acaso pela Professora Glauciane do ensino fundamental. Aprendemos habilidades de grande importância de como propiciar a oportunidade e a capacidade de pensar em nossas crianças.
É essencial revermos o que foi feito no semestre que passou e olhar para as necessidades, os anseios das crianças. Eles ficam a espera de que façamos não o possível mas o nosso melhor, e com responsabilidade pois é de pequeno que chega a ser grande.
A construção da matriz do pensamento acontece ate os 7 anos, ou seja, propriamente na educação infantil.

"Pensamento é o ensaio da ação."(Sigmund Freud)

Os processos mentais são entendidos como: classificar, selecionar dados, imaginar, dar significado, comparar, criticar, levantar hipóteses, imaginar, decidir, observar, organizar, planejar, pesquisar dentre outros. Em nossa prática pedagógica devemos levantar em conta os aspectos acima para que acontece a "capacidade de pensar" e para reflexão da mesma é necessário fazer as seguintes perguntas: O que sabemos? O que descobrimos? O que queremos saber mais?

Os pensamentos se dividem em três categorias; pensamentos: *pensados, *não pensados e *impensáveis. Os mesmos são capazes de ampliar o repertório e enriquecer o vocabulário. Pois o diálogo abre espaço para o pensamento e vice versa.

"Quem dá a palavra dá o pensamento" (Paulo Freire)

Em si concluímos que para que tudo isso aconteça e seja desenvolvido com sucesso em nossos pequenos precisamos planejar e organizar para participar e se envolver com ludicidade, imaginação e criação.

Enfim isso tudo descrito foi apenas um pouquinho, o mínimo que posso escrever aqui, mas foi inesquecível, aprendemos muito mais. Foi encantador. A Deyse é uma verdadeira mestre em educação e podemos ver em seus olhos sua paixão por um mundo melhor e uma educação que contribua para a formação de nossos pequenos grande adultos.






Rubem Alves sempre diz: e o melhor de tudo são as crianças.



Um comentário:

Deyse disse...

Muito obrigada por tanto carinho visível nas palavras. Li com muita atenção a tudo e fiquei bastante emocionada.
Um abraço fraterno, Deyse